Campanha Maio Amarelo terá ações da Prefeitura de Hortolândia para conscientização sobre segurança viária

Município encerra primeiro trimestre de 2022 com redução de vítimas de acidentes de trânsito

Hortolândia inicia, na próxima semana, a campanha “Maio Amarelo” de conscientização por mais segurança viária. Na segunda-feira (09/05), agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana distribuirão folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade. Ao longo do mês, a programação continua com o 4º Seminário de Segurança Viária e outras ações, com objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito para preservar vidas. As atividades da campanha Maio Amarelo fazem parte das ações em comemoração ao aniversário de 31 anos de Hortolândia, que será celebrado no dia 19 de maio.

Nesta semana, Hortolândia recebeu informação de mais uma marca positiva no trânsito da cidade: dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que houve redução no número de acidentes com vítimas fatais. Contando as ruas e avenidas, além das rodovias que cortam a cidade, no primeiro trimestre de 2022 foram três vítimas fatais de acidentes viários, contra quatro no mesmo período do ano passado. “É muito importante atingirmos a meta de zerar os acidentes com vítimas fatais na cidade. Nossas ações de conscientização continuarão. É importante a colaboração de todos para que cada vez mais vidas sejam salvas no trânsito da cidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.