Prefeitura organiza outro evento literário para o mês de aniversário de Hortolândia

Literalendo está previsto para o dia 29 de maio, no Parque Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Além do tradicional Hortolendo, política pública de incentivo à leitura no município, a Prefeitura de Hortolândia organiza outro evento literário para o mês de aniversário de 31 anos da cidade. É o 1° Literalendo, previsto para o dia 29 de maio, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O Hortolendo nas Escolas será no dia 15 deste mês, às 10h, nas 59 unidades da rede municipal de ensino.

A proposta convida toda a comunidade a passar um domingo de cultura, artes e lazer, ao ar livre, junto com amigos e a família. As atividades começam a partir das 12h, no espaço do estacionamento ao lado da pista de ciclismo Hortobike e do ginásio Vitor Savala.

A programação inclui apresentações musicais gratuitas, com a Banda Municipal e também com a dupla sertaneja local Zé Victor e João, assim como artísticas, com a participação de escolas municipais e da arte-educadora, pedagoga, escritora e contadora de histórias, Suzana Montauriol. Durante o evento, haverá ainda distribuição de livros aos estudantes da rede municipal de ensino, mediante a entrega de filipetas distribuídas previamente nas escolas. Haverá, também, praça de alimentação, com barracas para venda de comidas e bebidas.

“A leitura é um aspecto importante dos eixos de aprendizado, como fomento da curiosidade, como arte também. Desde a sua primeira formação, o aluno já tem a leitura na sua integralidade. O Hortolendo tem essa mensagem e essa importância tão especial. Está dentro do nosso currículo municipal. O Literalendo é um evento novo, está dentro do Hortolendo. É também um momento para a gente festejar a leitura, é um momento de festa do livro, da relação passional, a relação afetiva da criança com o livro. É um momento que a gente vai ter para destacar a literatura como eixo cultural da educação e estação de vivência muito importante”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.